fbpx

Mirrh – Mirra

Mirrh – Mirra

Pouco tempo depois de nascer, Jesus Cristo recebeu a visita de magos do Oriente que o adoraram e ofereceram presentes a Ele. Entre esses presentes estavam ouro, incenso e mirra. Isso está relatado no livro de Mateus na Bíblia Sagrada.

Este último presente recebido pelo então menino Jesus vem de uma árvore pequena e cheia de espinhos que é encontrada no Oriente Médio e na região nordeste da África.

Devido à sua versatilidade e eficácia, a mirra é valorizada em muitas culturas há séculos. Com inúmeras aplicações, a mirra era usada antigamente para tudo, desde remédios a fins religiosos. Hoje, a resina extraída da mirra é transformada em um óleo essencial herbáceo e lenhoso que captura toda a eficácia da resina. Se você deseja promover uma pele macia e com aparência jovem, promover o equilíbrio emocional ou limpar o corpo, o óleo de mirra é uma adição útil à sua coleção de óleos essenciais.

As propriedades do óleo de mirra

O óleo extraído da mirra é conhecido por apresentar as seguintes propriedades:

As propriedades do Óleo Essencial de Mirra

Antissépticas;
Antibacterianas;
Antioxidantes;
Descongestionantes;
Adstringentes;
Antifúngicas;
Calmantes;
Rejuvenescedoras;
Hidratantes;
Antiparasitárias;
Expectorantes;
Carminativas;
Anti-inflamatórias.

11 Benefícios do Óleo de Mirra

  1. Efeito antioxidante

Uma pesquisa do ano de 2010 publicada no jornal Food and Chemical Toxicology (Toxicologia Alimentar e Química, tradução livre) identificou que o óleo de mirra apresenta uma elevada capacidade antioxidante.
O estudo foi realizado com coelhos e essa capacidade antioxidante do produto mostrou ser capaz de proteger o fígado dos animais contra danos. Ainda que o experimento tenha sido feito com animais, há potencial de que o efeito também seja observado nos seres humanos.

  1. Saúde da pele

Durante muito tempo, o óleo de mirra foi utilizado para tratar ferimentos e prevenir infecções. Atualmente, ele pode ser aplicado para auxiliar o tratamento de irritações pequenas na pele como pé de atleta, tinha (micose) e acne.
A dica é colocar algumas gotinhas do produto em uma toalha limpa antes de aplicar diretamente no local afetado na pele.
Ainda falando sobre os efeitos do óleo de mirra na pele, os antigos egípcios utilizam o produto para manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento.
O óleo ajuda a suavizar a pele rachada e é usado como ingrediente em produtos cosméticos para ajudar em relação à hidratação e fragrância.

  1. Relaxamento

Com suas propriedades calmantes, o óleo de mirra pode ser utilizado em massagens. Outras formas de aproveitar os efeitos relaxantes do produto são adicioná-lo a um banho quente ou simplesmente aplicá-lo diretamente na pele.

  1. Saúde do sistema respiratório

O óleo de mirra possui efeito expectorante e, portanto, pode ajudar a aliviar os sintomas de resfriados e tosses. O produto ajuda a aliviar a congestão e a diminuir o catarro. Ele também pode auxiliar em casos de inflamação na garganta.

  1. Saúde do sistema digestivo

O óleo de mirra também é conhecido por contribuir com o tratamento de alguns problemas digestivos. Entre eles estão: a perturbação estomacal, a diarreia, a indigestão, a flatulência e as hemorroidas.

  1. Saúde bucal

Este benefício dá-se graças às propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas do produto. Acredita-se que o óleo de mirra pode ajudar a aliviar a inflamação na boca e nas gengivas, que surge em decorrência de condições como gengivite e úlceras bucais.
Ele também ajuda a refrescar o hálito, tanto que é encontrado na composição de pastas de dente e enxaguantes bucais.

  1. Auxílio ao tratamento de úlceras

Uma pesquisa do ano de 2010, publicada Journal of Immunotoxicology (Jornal de Imunotoxicologia, tradução livre) identificou que o óleo de mirra não somente diminui a incidência de úlceras, como também melhora o seu tempo de cura.

  1. Melhoria do sistema imunológico

O óleo de mirra também pode contribuir com o fortalecimento e a ativação do sistema imunológico do organismo humano, ajudando a manter o corpo longe de infecções.

  1. Eliminação dos gases

Quando dizemos que o produto possui propriedades carminativas, isso significa que ele ajuda o corpo a se livrar dos gases.
Isso é importante porque os gases podem roubar o apetite, desacelerar a digestão, causar dor no estômago, na cabeça e no peito e aumentar a pressão arterial.

  1. Estimula o suor

O óleo de mirra também estimula a transpiração e o suor. Isso é útil porque, por meio deles, o corpo se livra de toxinas, do excesso de água e de sal. Além disso, o suor também limpa os poros da pele e ajuda a liberação de gases que fazem mal ao organismo.

  1. Sistema circulatório

O produto também estimula a circulação sanguínea e auxilia para que a quantidade adequada de oxigênio chegue aos tecidos do corpo. O resultado disso é que o corpo atinge uma boa taxa metabólica e o sistema imunológico é estimulado.
Além disso, ao melhorar a circulação em todo o corpo, os nutrientes e oxigênio chegam com mais eficiência em todos os cantos e o organismo fica saudável e funciona bem.

Usos do óleo essencial de mirra

  1. O óleo de mirra é bem conhecido por sua capacidade de limpar a boca e a garganta. Para tirar proveito das propriedades de limpeza do óleo de mirra, incorpore-o à sua rotina diária de higiene bucal. Adicione uma ou duas gotas de óleo de mirra à sua pasta de dente quando desejar adicionar benefícios de limpeza. Ou, para um enxágüe eficaz da boca, combine uma gota de óleo de mirra e duas onças de água. Gargareje o enxágüe por 30 segundos para obter uma sensação de limpeza extra.
  2. Outro benefício do óleo de mirra é que ele promove uma aparência jovem e oferece uma sensação calmante à pele. Para usar o óleo de mirra na pele, considere adicionar uma ou duas gotas de óleo à sua loção ou hidratante diário. Ao incorporar o óleo de mirra na sua rotina de cuidados com a pele, você pode ajudar a reduzir a aparência de linhas finas e rugas, especialmente quando usado diariamente.
  3. Além dos benefícios para a pele, o óleo de mirra pode ser útil para melhorar a saúde das unhas. Se suas cutículas não tiverem hidratação, tente este creme para cutículas DIY para ajudar a dar às unhas a umidade que elas precisam. Com quatro ingredientes simples – manteiga de karité, cera de abelha, óleo de coco fracionado doTERRA e óleo de mirra, suas unhas em breve encontrarão alívio. Essa mistura também pode ser usada nas mãos, lábios ou em qualquer pele seca.
  4. Se você está procurando uma opção difusora mais exclusiva, além dos óleos essenciais florais ou cítricos, o óleo de mirra é a escolha perfeita. Tente difundir o óleo de mirra quando sentir que você ou seu ambiente está ficando tenso. Isso ajudará a promover o equilíbrio emocional e o bem-estar. Você também pode difundir o óleo de mirra quando quiser melhorar seu humor ou promover a conscientização. O óleo essencial de mirra é um óleo popular para difundir durante as férias, porque pode ajudar a manter sentimentos de paz em toda a casa.
  5. Os benefícios calmantes do óleo essencial de mirra são muito úteis quando se trata de fazer a barba. Evite a pele irritada após o barbear com este fácil  soro de barbear DIY . Este soro usa alguns dos melhores óleos essenciais para a pele, incluindo incenso , lavanda , melaleuca , helichrysum e mirra, para ajudar a manter a pele calma e diminuir as reações após o barbear. O aroma encantador criado por essa combinação de óleos permanece na pele e ajuda a escapar da irritação dos solavancos de barbear toda vez que você faz a barba. O bônus adicional a esta receita é que ela funciona bem para homens e mulheres.
  6. Às vezes, você só precisa ter uma noite de spa em casa. O óleo essencial de mirra é realmente útil nessa situação. Por exemplo, você pode misturar duas ou três gotas de óleo de mirra com o doTERRA Spa Lotion para ajudar a adicionar um toque suave aos pés calejados ou secos. Você também pode misturar o óleo de limão , incenso e mirra (10 gotas de cada) com o óleo de coco fracionado doTERRA para ajudar a amolecer as cutículas.

Óleos que combinam bem com o óleo essencial de mirra

A mirra pode ser classificada como um dos óleos essenciais da madeira. O aroma seco e enfumaçado do óleo de mirra é bastante singular; no entanto, as notas amadeiradas e herbáceas do óleo permitem que ele se misture bem com os óleos essenciais condimentados, florais ou cítricos. Tente misturar o óleo de mirra com qualquer óleo quente e picante, como o incenso , o sândalo ou o cravo-da-índia . Para um perfume fresco e intrigante, misture Mirra com óleos florais ou frondosos, como lavanda , eucalipto ou jasmim. Quando você quiser produzir um aroma herbáceo doce, considere misturar Mirra com limão , Juniper Berry ou óleo essencial de toranja .

Cuidados

Possível sensibilidade da pele. Mantenha fora do alcance de crianças. Se estiver grávida, amamentando ou sob cuidados médicos, consulte seu médico. Evite o contato com os olhos, ouvidos internos e áreas sensíveis.

Assista o vídeo abaixo:





Compartilhe este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário