fbpx

Usos e Benefícios do Óleo Essencial de Vetiver

Usos e Benefícios do Óleo Essencial de Vetiver

Óleo Essencial de Vetiver

As raízes da planta de vetiver são únicas em sua capacidade de crescer para baixo, criando um emaranhado de raízes no solo. A raiz da planta vetiver saudável é a origem do óleo essencial de vetiver e produz uma fragrância que é terrena e forte. Este aroma tem sido usado entre muitas indústrias de perfumes e é uma característica notável do óleo essencial de vetiver. O óleo de vetiver é composto de vários sesquiterpenos, permitindo que o óleo de Vetiver tenha um efeito de ancoragem nas emoções. Este efeito de aterramento torna o óleo de vetiver um óleo essencial comumente usado em práticas de massagem e usos tópicos e aromáticos. 


Usos e benefícios do óleo de vetiver

  1. Quando experimentar sentimentos ansiosos, enervados ou estressados, use o óleo de Vetiver aromaticamente ou topicamente. O óleo essencial de vetiver é rico em sesquiterpenos, que contêm propriedades de aterramento. Quando usado na pele ou inalado, o óleo essencial de Vetiver pode ajudar afornecer um efeito calmante e de ancoragem nas emoções.
  2. A escola pode ser desgastante e às vezes estressante para as crianças. Depois de um dia difícil na escola, ajude seu filho a relaxar aplicando o óleo de vetiver no pescoço e nos pés do seu filho. Isso ajudará a promover sentimentos calmos e fundamentados.
  3. Dê ao seu corpo um pouco de TLC com um banho de óleo essencial de Vetiver. Para melhores resultados, encha a banheira com água morna e adicione algumas gotas de óleo essencial de Vetiver à água. Estes passos simples proporcionam-lhe um banho ideal, perfeito para um relaxamento profundo. Os benefícios aromáticos do óleo de vetiver também ajudarão a criar uma atmosfera calmante e relaxante.
  4. O aroma do óleo de vetiver é doce, amadeirado e fumado – emitindo um forte cheiro de terra. Use os tons terrosos do óleo essencial de Vetiver como base para suas misturas difusoras DIY favoritas. A adição de óleo essencial de Vetiver a uma mistura difusora proporcionará benefícios aromáticos que têm um efeito calmante e fundamental nas emoções.
  5. O sono é extremamente importante para a saúde da mente e do corpo. Quando as pessoas não recebem horas adequadas de sono ou passam muitas noites sem dormir, as funções corporais começam a desacelerar. Para ajudar a promover uma noite de sono tranquila, esfregue óleo de vetiver na parte inferior dos pés. O óleo de vetiver é um excelente óleo essencial para o sono e relaxamento e pode ajudar a dar ao seu corpo o sono de que necessita.
  6. Por causa dos efeitos de aterramento do óleo de Vetiver, é comumente usado para massagens. Após um longo dia de pé, aplique algumas gotas de óleo essencial de Vetiver nos pés e massageie lentamente o óleo. Uma massagem com óleo Vetiver é perfeita após um longo dia, e as características aromáticas do óleo também podem fornecer uma base e calmante. efeito sobre as emoções.  
  7. Para melhor utilização do óleo de vetiver doTERRA, aqui está uma simples dica de óleo essencial. Use um palito de dentes para ajudar a obter a quantidade desejada de óleo essencial do recipiente, se o óleo de vetiver for muito grosso para sair da garrafa. Lembre-se, um pouco vai longe.

Planta Descrição

A planta de Vetiver, Vetiveria zizanioides, é um membro da família das gramíneas. A grama da planta é de uma cor verde vibrante e cresce em linha reta e vertical. Ao contrário de outras gramíneas, o sistema radicular do Vetiver diminui, tornando-o ideal para ajudar a prevenir a erosão e proporcionar a estabilização do solo. As muitas raízes da planta crescem em grandes aglomerados no subsolo. doTERRA obtém óleo essencial de vetiver a partir das raízes da planta de vetiver. 

Química do Óleo de Vetiver

Componentes Químicos Principais : Carvona, isovalencenol, khusimol

Os principais constituintes químicos do óleo essencial de vetiver são a carvona, o isovalencenol e o khusimol. Tanto o isovalencenol como o khusimol são sesquiterpenos que fazem parte do grupo funcional álcoois. Esses produtos químicos têm propriedades de aterramento e são o que fazem do óleo essencial de Vetiver um óleo de aterramento. Carvona é um monoterpeno que é um membro do grupo funcional de cetonas. Carvone contém propriedades energizantes que adicionam às propriedades químicas benéficas do óleo essencial de Vetiver. 

Óleos que se misturam bem com óleo de vetiver

O óleo de vetiver combina bem com os  óleos essenciais Lavanda , doTERRA Serenity ® , doTERRA Balance ® , Sandalwood e Lemongrass .

Compartilhe este artigo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe seu comentário